quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O que faz você e a sua equipe serem especiais

Eugen Pfister
 
Gerenciar a si mesmo continua sendo a matéria mais ignorada no mundo dos negócios. E apesar de gerenciar o outro ser a mais requisitada nela também falhamos. Mesmo assim é preciso resgatar ambas as  disciplinas para o bem do trabalho.

Não se trata simplesmente de gerenciamento e sim da qualidade do gerenciamento. Em outras palavras: existe certo nível de liderança que exerço sobre mim e sobre os outros. E é sobre esse aspecto que devemos nos concentrar.

Temos teorias a respeito de agir desta ou daquela forma para obter o que queremos. Em outras palavras, formulamos hipóteses a repeito do funcionamento próprio e alheio. O problema está no que olhamos e no que deixamos de olhar. Olhar para o que eu faço bem e depois perguntar se estou no lugar certo faz uma diferença enorme. No final das contas, eu só posso ser bem sucedido fazendo o que precisa ser feito e que posso fazer bem. O mesmo princípio se aplica aos subordinados.

É enorme a diferença entre uma organização de sucesso baseada nos pontos mais fortes e uma organização mediana baseada em pontos fracos, médios e fortes. É incrível ver como são poucas as pessoas que realmente conhecem esse princípio, que de resto é simples.

Pessoas que devem lidar com forças e fraqueza ao mesmo tempo acabam sendo mais fracas. Em oposição, pessoas que lidam com suas fortalezas e desprezam os pontos fracos serão mais produtivas e motivadas. Então, esse é o segredo: coloque-se em uma posição onde possa contribuir decisivamente para o sucesso da organização e onde os seus subordinados  possam fazer o mesmo.

Faça isso e seja feliz.

 
Pontos para reflexão

Uma teoria simples, porém prática, é fácil ou difícil de ser implementada?

Um novo conceito, cada um usando os seus pontos fortes, em oposição a ter que carregar os fracos, requer menos ou mais gerência?


 

 

2 comentários:

  1. Eugen
    Muito importante sua colocaçao, quanto a administrar o forte e deixar o fraco de lado.

    ResponderExcluir
  2. É um princípio básico e quanto mais o examino fico convencido que é a solução. Obrigado!

    ResponderExcluir