segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Você é sábio?

Eugen Pfister

 
Alberto, de todo coração, almeja adquirir a suprema inteligência, o saber sobre tudo e todos nos negócios. Com essa ideia em mente saiu em busca dos grandes mestres. Foram meses, países e pessoas com as quais conversou  avidamente em busca de conselhos.
Ouviu, de uns e outros, coisas como “escute”, “ajude” e “respeite”.  Mas também ouviu outras tantas como  “decida”, “não espere” e “faça o que tem que ser feito”. Simplesmente não havia como concluir, os conselhos apontavam para caminhos diferentes.

Estava prestes a desistir quando se deparou com um diálogo que lhe parecia sensato o suficiente para ser verdade e que pode ser resumido assim:

- “Como nos tornamos sábios, mestre?”
-  “Fazendo boa escolhas”.
-  “E como fazemos boas escolhas?”
- “Experiência”, diz o mestre.
- “E como adquirimos experiência?”
- “Más escolhas...”

Pois é. A sabedoria vem do encontro de dois tipos de conhecimento: o prescritivo e o explorativo.  O que prescrevo foi fruto de uma experiência bem sucedida e que  se não tivesse dado certo ainda estaria à procura.

O explorativo diz:  você procura,  testa e  acaba descobrindo que existem vários caminhos em direção ao ser humano.

Você nunca saberá, “a priori”, qual deles funciona nesta ou naquela circunstância. Mas a questionamento lhe diz que ele existe e qual deles é o  melhor.

Qual? Se você acertou você está aprendendo a se tornar sábio.

 
Questões

Você acredita que existe uma única resposta a um problema em todas as circunstâncias?

Você de tempos e em tempos questiona as verdades absolutas?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário