sexta-feira, 7 de junho de 2013


Minhas áreas de eficácia

 Eugen Pfister

 
Todo gerente é responsável pelos resultados inerentes a seu cargo e posição. Mas, nem sempre os objetivos com os quais ele trabalha levam a resultados importantes para a organização. Isso acontece por falta de foco nas áreas em que a ação gerencial contribui decisivamente para os resultados organizacionais. 

Aliás, muitas descrições de cargo não passam de uma declaração de rotinas e responsabilidades do ocupante. Não dizem o que o cargo deve produzir. A solução para a falta de foco é identificar as áreas em que cada posição gerencial é responsável pelos resultados e definir claramente os objetivos chave em termos específicos, mensurável e com prazos.  A isso chamamos áreas de eficácia, ou seja, o grau em que um gerente faz as coisas certas corretamente, no tempo certo.

Existem variações sobre o mesmo tema. Diferentes cargos podem apresentar duas ou três áreas diferentes. Se você quer ser eficaz será preciso investir tempo para determinar quais são as suas áreas. Agora, para efeitos de exemplo, podemos afirmar que existem cinco grandes áreas de resultados gerencias que podem servir de modelo. A saber:
 
1.      Manter o Contrato gerenciando variáveis que dependem de mim e da minha equipe.
 
2.      Ampliar o Escopo do Contrato trabalhando oportunidades de prestar novos serviços ou vendas.
3.      Preservar a  Rentabilidade  otimizando o desempenho da equipe e dos recursos disponíveis.

4.      Reter e Desenvolver Talentos para a sua área e para a Organização.

5.      Parceria de desempenho contribuindo com ideias e informações que gerem melhoria de qualidade, produtividade e custos para a própria área e as demais áreas da empresa.

“O gestor eficaz foca a contribuição. Ele levanta os olhos de seu trabalho e olha para fora, para os objetivos e pergunta: como posso contribuir para afetar, significativamente, o desempenho e os resultados da instituição a que sirvo? Sua ênfase é na responsabilidade”.*

É uma questão de foco naquilo que contribui para que todo gestor eficaz faça as coisas certas. A eficácia é uma habilidade é como toda habilidade ela pode ser aprendida. Poucas pessoas são ineficazes por escolha própria, a maioria o é por ignorância.    

Gestão é o processo de definir os resultados e os meios para alcançá-los. A gestão eficaz é alcançar os resultados desejados pela organização, ou seja, realizando o processo.

PENSAR eficazmente é focalizar o que deve ser feito; os resultados que os clientes pagam para ter ou usufruir!
 
AGIR eficazmente é obter resultados fazendo as coisas certas da maneira certa!
 

Conceitos chave
 
Ferramentas chave

Eficácia: fazer a coisa certa.
Contribuição: contribuir para o resultado
Gestão: processo de chegar ao resultado.
 
Ação eficaz
Visão de fora para dentro
Gestão por objetivos

Pense, portanto, como o seu desempenho afeta os clientes e outras áreas da empresa, pense em como elas precisam do seu trabalho. Você está contribuindo, agregando valor, fazendo a coisa certa da forma certa? Não existe decisão irrelevante, todas elas são decisivas para o bem estar comum.

As suas áreas de eficácia – capacidade de contribuir decisivamente em uma empresa baseada no conhecimento - são o principal ponto em comum a todo gestor eficaz, por isso ela é de máxima importância. E todas elas estão ligadas a pontos fortes inatos.

 
Questões

Quem define o que é certo?

Em que áreas você pode alcançar os resultados desejados para a seu cargo e função?

 
* O Gestor Eficaz, Peter F. Drucker, Rio de Janeiro, LTC, 2011, pg. 73.

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