Minhas áreas de eficácia
Todo gerente é responsável pelos resultados inerentes a seu
cargo e posição. Mas, nem sempre os objetivos com os quais ele trabalha levam a
resultados importantes para a organização. Isso acontece por falta de foco nas
áreas em que a ação gerencial contribui decisivamente para os resultados organizacionais.
Aliás, muitas descrições de cargo não passam de uma
declaração de rotinas e responsabilidades do ocupante. Não dizem o que o cargo
deve produzir. A solução para a falta de foco é identificar as áreas em que cada
posição gerencial é responsável pelos resultados e definir claramente os
objetivos chave em termos específicos, mensurável e com prazos. A isso chamamos áreas de eficácia, ou seja, o
grau em que um gerente faz as coisas certas corretamente, no tempo certo.
Existem variações sobre o mesmo tema. Diferentes cargos
podem apresentar duas ou três áreas diferentes. Se você quer ser eficaz será
preciso investir tempo para determinar quais são as suas áreas. Agora, para
efeitos de exemplo, podemos afirmar que existem cinco grandes áreas de
resultados gerencias que podem servir de modelo. A saber:
1. Manter
o Contrato gerenciando variáveis que dependem de mim e da minha equipe.
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2.
Ampliar o Escopo do Contrato
trabalhando oportunidades de prestar novos serviços ou vendas.
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3.
Preservar a Rentabilidade otimizando o desempenho da equipe e dos
recursos disponíveis.
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4.
Reter e Desenvolver Talentos para
a sua área e para a Organização.
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5.
Parceria de desempenho contribuindo
com ideias e informações que gerem melhoria de qualidade,
produtividade e custos para a própria área e as demais áreas da empresa.
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“O gestor eficaz foca a contribuição. Ele levanta os olhos de
seu trabalho e olha para fora, para os objetivos e pergunta: como posso
contribuir para afetar, significativamente, o desempenho e os resultados da
instituição a que sirvo? Sua ênfase é na responsabilidade”.*
É uma questão de foco naquilo que contribui para que todo
gestor eficaz faça as coisas certas. A eficácia é uma habilidade é como toda
habilidade ela pode ser aprendida. Poucas pessoas são ineficazes por escolha
própria, a maioria o é por ignorância.
Gestão é o processo de definir os resultados e os meios para
alcançá-los. A gestão eficaz é alcançar os resultados desejados pela organização,
ou seja, realizando o processo.
PENSAR eficazmente é focalizar o que deve ser feito; os
resultados que os clientes pagam para ter ou usufruir!
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AGIR eficazmente é obter resultados fazendo as coisas
certas da maneira certa!
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Conceitos chave |
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Ferramentas chave
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Eficácia: fazer a coisa certa.
Contribuição: contribuir para o resultado
Gestão: processo de chegar ao resultado.
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Ação eficaz
Visão de fora para dentro
Gestão por objetivos
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Pense, portanto, como o seu desempenho afeta os clientes e outras áreas da empresa, pense em como elas precisam do seu trabalho. Você está contribuindo, agregando valor, fazendo a coisa certa da forma certa? Não existe decisão irrelevante, todas elas são decisivas para o bem estar comum.
As suas áreas de eficácia – capacidade de contribuir decisivamente
em uma empresa baseada no conhecimento - são o principal ponto em comum a todo
gestor eficaz, por isso ela é de máxima importância. E todas elas estão ligadas
a pontos fortes inatos.
Quem define o que é certo?
Em que áreas
você pode alcançar os resultados desejados para a seu cargo e função?
* O Gestor Eficaz, Peter F. Drucker, Rio de Janeiro, LTC,
2011, pg. 73.
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