domingo, 30 de junho de 2013

Quem foi Peter Drucker

Eugen Pfister

Peter Drucker considerado o inventor da administração moderna é visto por fãs e estudiosos como um pensador instigante, a frente do seu tempo e ainda atual. Quando começou a  escrever sobre administração, gerenciamento e história, a disciplina era algo que as pessoas faziam, mas não tinham um discurso coerente para avaliar o valor teórico do que faziam. Foi ele que junto às peças e, assim criou, a moderna teoria da administração. 
Curiosamente, Peter não se considerava um administrador. Em suas palavras ele era um escritor que escutava, aprendia e, sobretudo, expandia as ideias escrevendo. Publicou mais de trinta livros e centenas de artigos sobre gerenciamento, descentralização, eficácia, trabalhador de conhecimento, administração por objetivos, privatização, descontinuidade e outras ideias e conceitos que até hoje escutamos e debatemos.

Também era um professor que lecionou praticamente até o falecimento na escola de negócios que ficou conhecida como Universidade Claremont da California.  Lá ele trocava ideias, escutava e depois usava os livros e as aulas para elaborar as teorias que encantaram o mundo.
Seja como for, ele é, justamente, conhecido com o guru dos gurus. Um pensador pragmático que se interessou em conseguir que suas ideias funcionassem no mundo real. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário