terça-feira, 27 de agosto de 2013

O presente e o futuro de um negócio

Eugen Pfister

 
 
Uma empresa deve demonstrar excelência em várias áreas, porém, quero destacar quatro em que o presente e futuro estão em debate: “a satisfação plena do cliente atual e futuro”, “geração de resultados econômico-financeiros diretos”, “o desenvolvimento de profissionais para ocuparem os cargos de amanhã” e “a construção de valores éticos compartilhados”.
Alcançar bons resultados é um axioma inquestionável, um dever de casa da empresa de sucesso e é nessa área que ela deve apresentar um currículo impecável. 

Uma empresa deve contar com clientes lucrativos satisfeitos, ser capaz de manter e ampliar a sua base com novos clientes. Esse desempenho pode expressar-se quantitativa e qualitativamente. O fato é que o sucesso da organização é determinado pelo cliente. Tê-los, conservá-los e ampliar seu número é fundamental.
Os resultados econômico-financeiros representam um teste decisivo para verificar se você está conseguindo ter sucesso no mercado. Em certo sentido, nada existe sem esses recursos financeiros e eles inexistem sem clientes.

O grande perigo é confundir o presente e o futuro. O sucesso financeiro da empresa de hoje não é o sucesso de amanhã e ela deve competir nos dois tempos. Invariavelmente, em menor ou maior velocidade, as empresas são obrigadas a abrir mão de produtos de larga aceitação (descarte consciente) e arriscarem-se em novos produtos, serviços e tecnologias. A renovação contínua é um exercício permanente.
Outra missão critica nas organizações é preenchimento de cargos que diferentemente de cinquenta anos atrás englobam funções executivas, gerenciais, tecnológicas e administrativas. São os trabalhadores de conhecimento que sabem mais sobre o seu trabalho que seus superiores e devem, portanto, ser liderados por objetivos e responsabilidade pelos resultados. As organizações de comando e controle estão sendo substituídas pelas organizações de alinhamento e empowerment. Ou seja, o poder de decisão tem descido as escadas no organograma corporativo. 

Por último uma questão ética. Um capítulo importante para manter uma organização comprometida com objetivos e valores compartilhados é o comportamento dos líderes. Eles devem exibir, mesmo nas incertezas da economia moderna, um comportamento ético que manifeste aderência aos padrões da empresa.

O que queremos realmente dizer com  cultura  ética é  o compromisso da liderança e dos empregados com um conjunto de objetivos e valores que diferenciam a organização moralmente.

Essas são as funções básicas da liderança nas organizações feitas para durar.

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