terça-feira, 6 de agosto de 2013

A MICROSOFT quer que o trabalho de equipe vingue.

Eugen Pfister


A MICROSOFT deseja mudar o clima e as regras de trabalho na organização.  O novo projeto visa construir times que funcionem melhor no papel que na retórica. O que se quer alcançar é efetividade com níveis superiores de desempenho, colaboração e trabalho de equipe.
As grandes decisões, por exemplo, serão tomadas e implementadas de modo a garantir que o trabalho seja realizado ao longo da estrutura de cargos e funções que cortam a organização e hoje emperram parte das ideias e esforços. 

Bom, nada de realmente novo: times que realmente atuem como times e sejam bem sucedidos. Times que realmente atuem como times e sejam bem sucedidos. Novidade mesmo será constar que a ideia prospere e consiga desenvolver as premissas de um trabalho cooperativo profundo e duradouro.
Em outras palavras, acredito que parte da novidade é dar vida real às ideias conhecidas não apenas na teoria e sim no campo dos fatos. Isso realmente é novo. Como disse Peter Drucker são coisas diferentes estabelecer um time perfeito no papel versus conseguir que ele trabalhe de fato como equipe.

Dois grandes desafios terão que ser vencidos. De um lado, a pesada estrutura de 8 divisões que têm se mostrado bastante resistente a elevar o grau de coordenação entre elas. De outro lado, criar equipes de até 15 membros, o número máximo de pessoas que podem trabalhar juntos, que se comuniquem de maneira direta, com senso de responsabilidade compartilhada, mirando resultados organizacionais.

Nesse sentido é impossível esperar que essas disfunções sejam resolvidas burocraticamente. Os antigos hábitos estão solidamente enraizados no inconsciente organizacional e custam ser removidos. Um novo quadro de referências do que seja uma organização de trabalho de equipe terá que ser criado paulatina e constantemente. Para variar, substituir velhos hábitos é a tarefa a ser vencida.

 

 

 

Um comentário:

  1. Prezado Colega Eugen Pfister,
    Obrigado pela informação.
    Você saberia me dizer qual o “spread”médio utilizado hoje nas organizações (grandes/médias e pequenas). Estou desenvolvendo uma análise em estruturas organizacionais, sobre o número de subordinados praticados em média, ou sobre aquele famoso e popular “ratio”…
    Você teria essa informação?
    Obrigado
    rosendo jrosendo@uol.com.br
    Obrigado

    ResponderExcluir