sexta-feira, 8 de março de 2013

Foco na educação

Eugen Pfister


As instituições públicas e privadas do setor social imaginam que têm o direito de incorporar tudo quanto é demanda em sua declaração de missão. É um erro. Aliás, é um erro fatal, pois afasta a instituição do que é razoável e a mergulha em um imenso debate sobre o que ela não poderá ser.

O propósito de uma escola é educar as crianças e adolescentes, o que já é um enorme desafio. Só que ele é mensurável e pode ser realizado. Já tornar a escola em elemento crítico da sociedade, uma usina de ideias e transformações, preparar um aluno para analisar as diferentes possibilidades de uma situação e escolher aquela socialmente correta, é impossível. Não existe consenso, nem método, nem mensuração para essas coisas.

Uma instituição pública ou privada é uma organização com o objetivo de produzir determinado efeito. Se quiser abranger outros itens, ela se desvirtua, perde a força original e se torna palco de um debate inconclusivo.

Certa vez, Peter Drucker falou que a Associação Americana de Pulmão rejeitava tratar de qualquer outro problema que não o pulmão, por mais premente que fosse, e isso a tornava útil e prospera. É preciso entender esse aspecto de toda e qualquer organização: ela simplesmente não pode desviar-se da sua natureza sem perder o sentido. É isso que torna as organizações efetivas, produtivas e contributivas: a especialização.

Foco, É esse o seu ponto forte e não há razões para abrir mão deles. É um convite ao bom senso que é o que os pais e a sociedade esperam.

 
 

 Questões

 A declaração de missão de uma organização social é uma peça importante do que ela vira a ser?

 Qual é a missão da escola?

 

 

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