segunda-feira, 11 de março de 2013

Gonzaga de pai para filho

Eugen Pfister

 
Talvez Breno Silveira esteja se especializando na relação de pai e filho ou pode ser uma coincidência. Mas depois do bom filme os Filhos de Francisco, ele nos brinda com outro melhor ainda: Gonzaga de Pai para Filho. Talvez ele seja mesmo um entendido no assunto.

Um filme brasileiro, mas ao mesmo tempo universal. De um lado o sertão, a seca, os vaqueiros, os sitiantes e retirantes. De outro lado a Cidade Maravilhosa, bares e estúdios de rádio. Contudo, nem todo regionalismo presente transforma o filme num espetáculo apenas local. Ele tem a  complexa linguagem universal dos sentimentos de amor entre pai e filho; um código que todos entendem.

Gonzaga (Nivaldo Expedito) abandona o filho com os compadres após a morte prematura de sua mulher Odaléa (Nanda Costa). Está decidido a seguir seu sonho de amor à música. Dentro dessa viagem há outra, a transformação de um sanfoneiro, em músico e de músico em cantor, o Rei do Baião. O momento é simbolizado pelo gesto de, finalmente, vestir-se igual aos vaqueiros da sua terra. Uma das belas cenas de um belo filme.  

Vemos então um Gonzaga bem sucedido, famoso, mas não entregue à fama e ao dinheiro.  Volta sempre à sua terra e à sua namorada que agora era apenas um coração marcado na árvore do sítio onde antigamente ela e o pai moraram.

Aquela árvore se transforma no local onde ambos começam a livrar-se das mágoas e queixas do passado. Ele e Gonzaguinha (Júlio de Andrade) abandonam a teimosia, os anos de separação e desentendimento e começam a conversar livres dos papéis familiares.

Gonzaga vive o declínio musical, o filho, ao contrário, é uma estrela em ascensão e tem o propósito de fazer shows juntos. É o que acontece próximo da morte de Gonzaga: o Rei do Baião volta ao palco nos braços do filho. 

Enfim, em pouco mais de uma hora e meia temos mais de 40 anos da trajetória de Gonzaga e do Brasil na tela.  Vale a pena ver e rever. Um deleite para as pessoas de bom gosto. Parabéns Breno Silveira, atores e equipe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário