Eugen Pfister
Se os objetivos anunciados na sala-de-aula foram apropriados, se o método escolhido foi adequado, se o consultor ou técnico estava preparado para dar a aula interessa mais à Área de Treinamento que à gerência.
O problema é que nenhuma dessas questões é respondida satisfatoriamente através da avaliação de reação que sinaliza a opinião e sentimento dos treinandos em relação ao ensinamento recebido.
Mesmo que 100% dos participantes
tenham dado pontuação máxima para quesitos como – “os objetivos do treinamento
foram atingidos”; “o instrutor demonstrou conhecimento, capacidade didática e
habilidade para conduzir o Seminário”; “o método de ensino facilitou a
aquisição de conhecimentos e o aperfeiçoamento de habilidade”; “recomendaria o
curso para outras pessoas” etc – não saberemos qual o impacto efetivo do
treinamento sobre a performance humana e organizacional.
Estas informações são de uso
doméstico e apontam para o que deve ser aperfeiçoado no programa de treinamento
em si. Na
ótica do gerente, podem ser interessantes, mas não são relevantes.
Agora, se você quer fazer
diferença, então diga à gerência, antes e após o treinamento, o quê os
treinando serão capazes de fazer mais e melhor do que antes e, em que condições
a performance superior pode ser atingida.
Diga também o que ela (gerência)
deve fazer para assegurar os resultados desejados. Negocie estas condições antes
de iniciar o Treinamento e assista o gerente nas ações de reforço posteriores
ao treinamento. Para isso, é necessário uma profunda reengenharia dos atuais
objetivos, processos e métodos de educação de adultos adotados pelo
Departamento de RH.
Caso contrário, os gerentes
saberão quanto custa o treinamento, mas permanecerão nas nuvens quanto ao
retorno sobre os investimentos! Por estar claro qual é gasto e pouco claro qual
é o retorno, as organizações continuarão pressionando pela redução da
carga-horária e dos próprios custos com as atividades de T&D.
Convenhamos, não é bom negócio
para a imagem profissional de RH e nem para nossos clientes.
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