sábado, 18 de maio de 2013

Cinco questões para o alto desempenho

Eugen Pfister



Poucas pessoas realmente conhecem seus pontos fortes. Conhecem melhor as áreas em que são fracas e, ainda assim, também se enganam. O método de trabalho atrapalha essa visão na medida em que são obrigadas a lidar com pontos fortes e fracos.

O fato é que só podemos ter desempenho baseado nas fortalezas. Sob as fraquezas nada se constrói.  Portanto, temos duas opções: (a) continuamos a esperar que as pessoas melhorem os pontos fracos; (b) ou nos convencemos que forças e fraquezas são inatas.

Sabemos que o efeito forte/fraco resulta no desempenho médio. Existe certa fatalidade a esse respeito, pois, no fundo acreditamos que a média é a ordem natural do desempenho organizacional. A alternativa óbvia, porém não ululante, é investir nos pontos fortes, tornando os pontos fracos irrelevantes, só assim alcançamos a excelência no desempenho.
A gestão dos pontos fortes leva a um novo patamar de desempenho e de responsabilidade, onde cada um exerce um grau de autogerenciamento em busca do melhor para o cliente e organização. Hoje, mesmo as pessoas detentoras de dons medianos devem estar aptas para cuidar do seu próprio trabalho. Para os trabalhadores do conhecimento as exigências são maiores.

Como lograr alto desempenho e autogerenciamento? Um dos caminhos é usar as perguntas que seguem para buscar as respostas:
1.  Quais são os meus pontos fortes?
  • Eu os conheço? Aplico-os total ou parcialmente no meu dia a dia? Ou não os conheço, portanto, não sei se os aplico?
 
2.  De que modo trabalho melhor?
  • Trabalho melhor sozinho ou em equipe? Opero melhor sobre pressão ou odeio pressão? Funciono  melhor quando me dizem o que e como fazer, ou prefiro que me deixem decidir?
3.   Qual é o meu lugar na organização?
  • Estou na área, cargo e posição certos?
 
4.  Qual é o meu desempenho?
  • Meus dados de desempenho atestam a validade das perguntas acima?

5.  E qual é o meu plano?
  • Sei o que vou fazer em função das respostas às perguntas acima?

O autogerenciamento é uma responsabilidade que temos que assumir para ter êxito nesse novo mundo do trabalho. Devo ter certeza absoluta que estou usando bem meus talentos e devo responsabilizar-me por isso.

Quer saber mais, vamos conversar.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário