sábado, 25 de maio de 2013

Ser eficaz

Eugen Pfister

Ser eficaz e permanecer eficaz, eis o grande desafio do trabalhador do conhecimento. Não é ser ocasionalmente eficaz, é sê-lo a maior parte do tempo. Mas de onde você retira o material para vencer essa provação?
Minha resposta é: a teoria dos pontos fortes. Eles explicam o que se requer para ser um gerente eficaz. Ser eficaz não é uma questão de livre-arbítrio, ou seja, eu decido livremente o que fazer. É uma questão impositiva, eu faço o que tem que ser feito pela organização para encantar o cliente, satisfazer os acionista e alinhar-me às estratégias e táticas organizacionais.

Portanto, não se trata apenas de você e sim do cliente, dos acionistas e de toda a comunidade organizacional. Nesse aspecto é difícil ser gerente sem uma visão e pensamento ESTRATÉGICO do todo, isto é, uma compreensão do sistema de interdependência entre as partes. Compreendo que tudo o que faço em algum momento se entrelaça e gera resultados favoráveis e desfavoráveis.
A segunda habilidade importante é PRODUZIR os resultados e perpetuá-los. Como gestor você é cobrado diariamente pela produção sua e da equipe. Trata-se de uma obrigação pela qual você se responsabiliza.

Para isso você tem que ter disciplina na obtenção dos resultados diários. Instrua a equipe sobre o que é preciso ser feito, quando e quanto para que a organização evolua continuamente nos resultados. Não faça listas enormes sobre como  o empregado terá que fazer, pois se ele foi escolhido pelos pontos fortes, ele sabe melhor que você.
APERFEIÇOAR e INOVAR o processo a cada ciclo de planejamento e execução. Pode ser o relatório financeiro, o método de trabalho ou a inovação de produtos e serviços. O importante é mostrar que você está fazendo cada vez melhor o que já fazia bem.

Busque oportunidades de fazer diferente um processo. Essa é a tarefa do contribuidor que é capaz de aperfeiçoar algo com melhorias substanciais: 10% ou mais de economia de tempo, custo, qualidade, satisfação do cliente etc.
INTEGRAR a equipe. Forme uma equipe na base de talento e faça dela uma unidade motivada de resultados. Trabalhe para que cada pessoa colabore com o próximo na busca de novas soluções. Espírito e trabalho de equipe devem ser uma constante desde, é claro, que focada nas coisas certas.

Enfim, esses são os quatro pontos fortes – Estrategista, Executor, Aperfeiçoar/Inovar e Integrador – essências à um gerente eficaz e que permanece eficaz.

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