quinta-feira, 11 de julho de 2013

Líderes nascem ou são feitos

Eugen Pfister


Um líder nasce feito ou é formado? Se considerarmos a complexidade do fenômeno da liderança onde traços pessoais se cruzam com fatores sociais complexos a resposta é eles são formados. É impossível nascer com os conhecimentos, habilidades e sentimentos próprios de um líder eficaz.
Porem, se consideramos que os atributos mais essenciais de um líder eficaz – busca incessante de resultados, necessidade de assumir o controle, aceitar riscos, capacidade de analisar situações e opções, entendimento do contexto social, extroversão, assertividade, etc. – são em grande inatos, a resposta é sim, eles nascem com a predisposição para liderar.

Ter a ou a maior parte das características iniciais é tão essencial como desenvolvê-las. A diferença está em que o lado pessoal é inato, é o que você é. Já as características adquiridas é o que você conhece, aprende a fazer melhor e quer fazer melhor. Juntas – inato e desenvolvido – formam o grande líder.

Isso significa que pessoas que são relutantes em assumir riscos ou introvertidas não podem ser lideres? A resposta é não necessariamente. É mais difícil, mas elas podem compensar as ausências de três maneiras. Primeira, reconhecendo que eles não a possuem. Segundo, adquirindo técnicas que permitem lidar coma as limitações. Terceiro, tendo pessoas no grupo a quem delegam parte dessas responsabilidades.
Por exemplo.  Reconhecendo suas deficiências na área de assumir riscos o líder consciente pode aprender um conjunto de técnicas de análise de problemas, alternativas e tomada de decisões e aplicá-las às situações em que há riscos. Deve também consultar o grupo, o superior e o seu guru na matéria e ai decidir.

Não é perfeito, o receio sempre estará rondando a sua mente, mas é uma forma mais racional de lidar com o problema.
Portanto, a resposta é sim: eles nascem e sim eles se desenvolvem. Sem essas medidas mesmo as pessoas superdotadas ficarão no meio do caminho.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário