Eugen Pfister
A curva de Gauss ou do Sino é uma
metáfora supostamente bem sucedida para explicar porque uns poucos terão muito
sucesso e os demais terão menos. É conhecida também como a lei 80/20, ou seja,
20 por cento da sua equipe, recursos ou decisões serão responsáveis por oitenta
por cento do sucesso, os oitenta por cento restantes contribuirão periférica ou
nulamente.
Parece uma visão sensata que, a
grosso modo, corresponde ao mundo dos fatos. Vinte por cento da força de
vendas, vinte por cento da força de trabalho, vinte por cento das decisões
reponde positivamente à lei de ferro da estatística.
Portanto, os excepcionais
agradecem os elogios, os de desempenho médio e medíocre esperam por dias
melhores. Cada um com a sua estratégia. Contudo, há um porém nessa história: a
curva do sino expressa uma falácia de origem insanável que é considerar a
própria distribuição normal. Afinal, o que é normal?
Ela simplesmente é o modo em que
as coisas sucedem dada uma forma específica de organizar a produção, as vendas
e as decisões. Insistir na curva de Gauss é um modo de perpetuá-la. Mudando os
sinais podemos avançar bem mais.
Peter Drucker observou que ao
mensurar atributos físicos de uma dada população ou situação como altura, sexo,
idade e temperatura, estes, de fato, se
distribuem de acordo com a curva do sino. Porém, e ai está a pegadinha, o mesmo
não acontece necessariamente com os fatores sociais. Estes seguem outro padrão.
No campo social temos uma
oportunidade de fazer com que todos, ou quase todos, tenham um desempenho
excepcional. Basta desafiar a visão convencional e determinar uma nova ordem
para a delegação de responsabilidades: o que cada um tem de mais forte, de
especial, no que cada um pode contribuir para o resultado de forma surpreendente.
É a teoria dos pontos fortes (o
que você faz bem) e dos pontos fracos (o que não faz bem e nunca fará). A ideia é permitir que cada um
se concentre nas fortalezas e deixe de lado as fraquezas. Assim, estaremos
permitindo que as pessoas comuns façam excepcionalmente bem, sem ter que travar
uma luta inglória contra a sua natureza, ou seja, suas debilidades.
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